julho 3, 2022
Rua Cuiabá, 372, Centro - Camapuã/MS
Musica

Nando Reis reflete sobre uso de redes sociais e haters: “Coisa que irrita”

Produzindo conteúdo para suas redes sociais há cerca de quatro anos, Nando Reis soube reconhecer e aproveitar o potencial da internet para trazer novos públicos até sua consolidada carreira. O músico de 59 anos de idade, que recentemente uniu forças com Elana Dara e Jão, fez uma reflexão sobre a web em entrevista para a Quem.

“A era digital trouxe uma sucessão frenética de novas ferramentas em todas as esferas. Da produção, desde a forma de gravar, a forma de divulgar e a forma de se comunicar”, diz Nando. Questionado sobre a possibilidade das redes sociais, como o TikTok, interferirem na qualidade da música, o cantor propõe outra visão.

“É claro que ela interfere na maneira na produção, mas eu não aliaria nunca isso à qualidade”, ele explica. “A utilização de qualquer meio tem que ser aproveitada e contém sua linguagem. Cabe ao artista entender e desenvolver a sua própria linguagem, né? Utilizar essa ferramenta como sua própria voz, que é o que eu tenho feito. E eu faço isso nos canais com o que mais me identifico”.

Nando, que possui mais de 1,4 milhão de seguidores no Instagram, também reflete sobre os haters e a cultura do cancelamento nas redes sociais. “Como tudo na vida, isso tem seus múltiplos lados. (…) É claro que eu demorei um tempo para me entender com isso. Vamos falar no aspecto negativo, né? Da hostilidade, da agressividade. Especialmente como ela se municia por interpretações tendenciosas e alimentada também por informações muitas vezes improcedentes e distorcidas, para não dizer falsas.”

“É uma coisa que irrita. Como eu publico muitas coisas e leio os comentários, tenho muito contato com isso e aprendi a me preservar. Há um filtro do que é publicado para não dar margem aos maus entendimentos, mas não me pauto por isso. Tento me preservar porque é uma discussão estéreo”, acrescenta. “No âmbito político, eu faço o inverso. Quem vem e me ofende com baboseira, sou eu que cancelo. Eu bloqueio. Mas é chato, é desperdício de tempo. Mas fazer o quê? Faz parte de como utilizo as ferramentas”, finaliza.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video