julho 4, 2022
Rua Cuiabá, 372, Centro - Camapuã/MS
Politica

Mourão diz achar ‘difícil’ que pedido de investigação de Bolsonaro contra Moraes ‘prospere’

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta sexta-feira (20) achar “difícil” que o pedido de investigação apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes “prospere”.

Na terça (17), Bolsonaro pediu ao STF que Moraes fosse investigado por suposto abuso de autoridade em decisões tomadas no chamado inquérito das fake news. O ministro Dias Toffoli, relator do pedido, rejeitou a ação. O presidente, então, acionou a Procuradoria Geral da República (PGR) com pedido de mesmo teor.

“Acho difícil que prospere, não sei. Depende agora do procurador Aras, né, o que ele vai julgar a esse respeito. O tribunal já mandou de volta. Acho difícil que prospere”, declarou Mourão nesta sexta.

Para o vice-presidente, Bolsonaro “está usando as armas que a Justiça lhe dá”.

“Uma vez que você considera que um magistrado está agindo parcialmente em relação a sua pessoa, você tem essas armas para utilizar para considerar que ele está sendo parcial”, completou.

Questionado, então, se considera que o ministro do STF tem sido parcial, Mourão respondeu: “Eu considero. […] Eu concordo que o presidente utilizou os instrumentos que tinha à disposição.”

Reação nos bastidores

Quando o pedido de Bolsonaro foi apresentado ao STF, dois ministros do tribunal ouvidos pela colunista do g1 Ana Flor classificaram o ato do presidente como “factoide” e “diversionismo dos problemas reais”.

Além disso, o Blog do Gerson Camarotti informou que ministros do STF viram a ação de Bolsonaro como uma “jogada político-eleitoral”.

Na mesma linha, o colunista do g1 Valdo Cruz informou que, para integrantes do Supremo, Bolsonaro buscou criar um fato político para seguir com a estratégia de difundir a ideia de que sofre perseguição política de uma ala do STF.

O Blog da Andréia Sadi também informou que, entre os próprios aliados de Bolsonaro, não havia expectativa de vitória na ação e que, segundo essas fontes, o objetivo de presidente foi criar clima de suspeição.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video