junho 29, 2022
Rua Cuiabá, 372, Centro - Camapuã/MS
Politica

Governo diz ao STF que população negra é a que mais se beneficia das políticas de inclusão

O governo Jair Bolsonaro afirmou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a população negra, por ser a maior e mais vulnerável parcela da sociedade brasileira, é a maior beneficiada por políticas de inclusão socioeconômicas.

Segundo parecer do Ministério da Mulher, Família e Diretos Humanos, essa população é público-alvo das mais variadas políticas públicas desenvolvidas pelo governo.

O argumento é usado pela Advocacia-Geral da União (AGU) para defender que o Supremo arquive uma ação apresentada pelos partidos PT, PSOL, PSB, PCdoB, Rede Sustentabilidade, PV, PDT, que foram provocados pela Coalizão Negra por Direitos.

Ao STF, os partidos alegam “ações e omissões reiteradas do Estado Brasileiro que acarretam a violação de preceitos fundamentais, como o direito à vida, à saúde, à segurança e à alimentação digna da população negra”.

Após a apresentação da ação, a relatora no Supremo, ministra Rosa Weber, determinou que o governo esclarecesse as políticas desenvolvidas em relação à população negra.

Resposta do governo
Em dois pareceres, o presidente Jair Bolsonaro, representado pela AGU, e o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos pedem a rejeição da ação.

Além de problemas processuais, o governo alega que toma uma série de medidas para a população negra, que são inclusive previstas no estatuto da igualdade racial.

O governo afirmou ainda que não cabe uma interferência do Supremo para declarar um estado de coisa inconstitucional, quando ocorre uma série de violações de princípios constitucionais.

“Com efeito, a formulação, a implementação e a gestão de políticas públicas são competências tipicamente atribuídas ao Poder Executivo, e a interferência judicial nessa seara deve ser aplicada com a máxima ponderação possível, sob pena de inobservância da separação dos poderes”, diz o parecer.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video