julho 2, 2022
Rua Cuiabá, 372, Centro - Camapuã/MS
famosos

Dudu Azevedo educa filho com hábitos sustentáveis: “Atitudes são referências determinantes”

Dudu Azevedo, 43 anos de idade, faz questão que o filho, Joaquim, 3 anos, tenha uma educação com hábitos sustentáveis. De acordo com o ator, ele presta atenção na preservação de recursos naturais desde jovem.

“Em alguns momentos consegui ter mais disciplina e ir mais a fundo, fazendo compostagem, armazenando água de chuva. Em outras fases, nem tanto, mas sigo firme com a ideia geral. A preservação da natureza é algo que carrego comigo desde a infância. Aos poucos, fui me tornando alguém que não apenas pensava nisso, mas também praticava e trabalhava para sensibilizar as pessoas”, afirma.

O ator, que atualmente também tem se dedicado à música com a banda Tianastácia, afirma que os hábitos devem ser passados para as novas gerações não apenas por meio do discurso, mas principalmente por exemplos. “Nas ações, reações, valores praticados, humildade, responsabilidades”, diz o ator, contando que mantém árvores frutíferas na área externa de sua casa, localizada na cidade do Rio de Janeiro.

Quem: Você é um cara que adota hábitos sustentáveis no dia a dia. Quais práticas estão incorporadas em sua rotina?
Dudu Azevedo: Para ter hábitos sustentáveis é preciso estar organizado e adaptado a essa rotina e seus rituais. Sempre consumi água com respeito e consciência, sempre separei lixo, sempre chamei a responsabilidade de tentar impactar e sensibilizar as pessoas nos lugares que vivi. Quando vivi em Itacoatiara, organizava mutirões de limpeza da praia e da restinga, com ajuda de amigos, entusiastas e colaboradores ocasionais.

Quando passou a pensar na importância da preservação da natureza? Desde menino ou a atenção veio mais tarde?
Moro em casa faz muito tempo. Desde que saí da casa dos meus pais para morar sozinho, despertei para isso [preservação de recursos naturais]. Em alguns momentos consegui ter mais disciplina e ir mais a fundo, fazendo compostagem, armazenando água de chuva. Em outras fases, nem tanto, mas sigo firme com a ideia geral. A preservação da natureza é algo que carrego comigo desde a infância. Aos poucos, fui me tornando alguém que não apenas pensava nisso, mas também praticava e trabalhava para sensibilizar as pessoas.

Quais práticas pretende transmitir na educação do seu filho?
Educar filho é muito mais sério e delicado do que se imagina muitas vezes. Procuro conversar bastante com o Joaquim, mas tenho plena consciência que as minhas atitudes são as referências mais determinantes em sua educação. Nas ações, reações, valores praticados, humildade, responsabilidades — não apenas sobre si, mas também sobre as pessoas em volta, família, os animais… Não subestimo sua capacidade de entender e assumir seu lugar, mesmo que em pequenas responsabilidades ou até mesmo como espectador.

É verdade que sua casa tem uma horta e árvores frutíferas?
Desde que iniciei o projeto da minha casa, iniciei também o plantio de árvores frutíferas. Elas marcam momentos e enriquecem minha história e a do meu filho no lugar sagrado que é nossa casa.

A carreira artística traz horários, muitas vezes, desregrado. Como adota uma rotina saudável para que o corpo não “pire”? Mantém regularidade nas atividades físicas?
Na rotina de trabalho ou fora dela, procuro batalhar sempre pela saúde física, mental e espiritual. Sem isso, nada funciona direito. São necessidades básicas, estruturais.

Além de atuar, você também tem uma carreira musical. Como tem sido a experiência com o grupo Tianastácia?
Atuo e toco desde garoto, comecei com uns 12 anos de idade. As duas atividades me realizam muito.Depois de muitos anos prósperos na TV e no cinema, enfim realizo de uma forma mais consistente e representativa minha história na música. Sempre fui fã do Tianastácia e me tornar um integrante da banda foi um presente da vida e a colheita de longos anos de muita dedicação e amor pela música.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video