junho 30, 2022
Rua Cuiabá, 372, Centro - Camapuã/MS
Esporte

Celtics fazem história nas finais da NBA com último quarto incrível

O Boston Celtics deu uma demonstração de força no primeiro jogo das finais da NBA de 2021-2022. Tratado como zebra pela maior parte dos analistas, o time venceu o Golden State Warriors fora de casa por 120 x 108, mas não é só a vitória que importa, mas sim a forma como ela foi alcançada.

Jogando fora de casa, os Celtics viram o já tradicional ótimo terceiro quarto dos Warriors machucar eles. Perdiam por 12 pontos no começo do último período, mas terminaram o jogo com 12 de vantagem depois de fazer um 40 x 16 na última parcial: a primeira vez nos 75 anos de história da liga que um time entra a etapa final perdendo por 10 ou mais e termina o jogo vencendo por 10 ou mais.

A virada por ser creditada a dois fatores em especial, a grande eficiência defensiva, do melhor time da temporada no quesito, e o aproveitamento de bolas de três pontos que beira o inacreditável. Só no quarto decisivo foram 9 acertos do perímetro em 12 tentativas, sendo seis deles em sete ataques consecutivos.

Nesse curto espaço de tempo, de pouco mais de três minutos (de quando faltavam 7:54 até 4:49), a equipe de Massachusetts transforam uma desvantagem de cinco pontos em uma vantagem de seis, jogando a pressão para o adversário, que já não conseguia mais construir seus arremessos.

A equipe de Golden State desmoronou em quadra. Apesar da diferença de experiência dos dois times em finais, foram os californianos que sentiram o jogo e permitiram uma sequência de 17 pontos sem resposta de Boston, a segunda maior em mais de 50 anos na NBA (19-0 dos Spurs contra os Nets em 2003 é a maior).

Esse período de 12 minutos que encerrou a partida teve um protagonista claro: Al Horford. Dos 17 pontos seguidos anotados por Boston, oito foram do ala-pivô. Ele também foi o cestinha da equipe visitante na partida, com 26 pontos, e bateu o recorde de mais bolas de três para um estreante em finais, com um total de seis (em apenas oito tentativas).

Os dois times protagonizaram juntos um outro recorde: o jogo 1 das finais de 2022 bateu o recorde de mais bolas triplas em uma partida de finais da NBA na história, um total de 40 acertos em 86 tentativas (21 de Boston e 19 de Golden State).

As equipes voltam a se enfrentar no domingo, novamente em San Francisco, na Califórnia. Essa foi a primeira derrota do Golden State Warriors em casa nos playoffs da temporada 2021-2022. Enquanto o time tenta buscar a reação, o Boston Celtics tentará a segunda vitória para abrir boia vantagem na série decisiva.

Os Celtics buscam o 18º título na liga, o que seria o recorde isolado. Hoje, estão empatados com o Los Angeles Lakers com 17. Já os Warriors tentam a 7ª taça de sua história, o que faria deles o terceiro time com mais troféus na história, passando o Chicago Bulls.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video