A CBF vai promover em junho um seminário de combate ao racismo. O evento contará com representantes da Fifa, da Conmebol, dos clubes que disputam os torneios organizados pela CBF, além de dirigentes de federações, do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) e do Ministério Público.
A intenção é discutir o assunto e endurecer as punições aos racistas. A informação do seminário foi publicada inicialmente pelo colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo.
– Não é só uma atitude de se posicionar contra o racismo. Precisamos construir medidas efetivas que punam esses criminosos – disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Ex-presidente da Federação Bahiana de Futebol, ele é o primeiro negro a comandar a CBF em mais de 100 anos da história da entidade.
Torcedor do Boca imita macaco em jogo contra o Corinthians
Nos últimos dias, diversos casos de racismo foram registrados contra brasileiros em jogos da Libertadores. Houve manifestações explícitas de preconceito da torcida do River Plate contra a do Fortaleza, em Buenos Aires; do Emelec contra o Palmeiras em Guaiaquil; do Boca Juniors contra o Corinthians em São Paulo; do Estudiantes contra o Bragantino em La Plata; e da Universidad Católica contra o Flamengo em Santiago.
Leave feedback about this