Você já viu no POPline que a ADOR, agência responsável pela formação do NewJeans, foi investigada pela HYBE após suspeita de que sua CEO, Min Hee Jin, estivesse planejando se desvincular do acordo de subsidiária com o conglomerado. Agora, a pergunta que fica é a seguinte: será que essa polêmica pode afetar o futuro do girlgroup? Lembrando que o próximo comeback está previso para final de maio.
LEIA MAIS:
- K-Pop: Entenda a polêmica entre a HYBE e a agência ADOR, do NewJeans
- Universal Music e HYBE, gestora do BTS, assinam contrato de exclusividade por 10 anos
- Hybe, responsável pelo BTS, levanta capital para investir na música latina; saiba os possíveis alvos
O NewJeans foi formado em 2022 pela ADOR e Min Hee Jin, que trabalhou na SM Entertainment no passado. A CEO detém 20% de participação na agência, enquanto os 80% restantes são da HYBE. Acontece que, de acordo com a imprensa sul-coreana, ela estaria tentando se desvincular do acordo com o conglomerado desde o começo do ano, recebendo consultoria externa para assumir a gestão por completo.
De acordo com o site Koreaboo, o plano incluía divulgação de informações sobre a HYBE que dessem a entender que a empresa fazia exigências injustas à ADOR. Além disso, outra acusação é que Min Hee Jin e dois vice-CEOs teriam tentado influenciar a opinião pública de forma negativa contra grupos e idols do conglomerado a fim de sujar sua reputação.
Sendo assim, a HYBE iniciou uma auditoria, que é uma investigação das atividades exercidas por uma empresa a fim de verificar se o funcionamento da mesma está conforme as regras estabelecidas em contrato. A ação gerou uma queda nas ações da empresa, mas acabou confirmando que informações confidenciais dos recursos humanos, bem como de idols, se tornaram públicas.
LEIA MAIS:
- BTS, NewJeans, BLACKPINK e mais K-Pop entram na lista de Top Grupos do Spotify em 2023
- BTS + NewJeans! V participa de challenge do TikTok com integrantes do girlgroup
- NewJeans: Saiba qual integrante tem mais ‘lines’ no álbum “Get Up”!
O resultado da auditoria levou a um pedido de renúncia de Min Hee Jin ao cargo de CEO da ADOR, mas ela não se calou perante a exigência. Através de um comunicado, disse que sua desavença com a HYBE começou por causa de um suposto plágio do grupo ILLIT, da subsidiária Belift, que teria copiado um conceito do NewJeans.
Até o momento não está claro se Min Hee Jin já se afastou do cargo, mas ela concedeu uma entrevista para falar sobre o futuro do girlgroup em meio a polêmica. “Estou surpresa com a HYBE por fazer isso em um momento muito importante para o NewJeans. […] Não quero diluir a questão principal aqui com comentários desnecessários. Há cronogramas muito importantes pela frente para o NewJeans, por isso estamos discutindo qual o melhor curso de ação”.
A própria HYBE, por sua vez, fez questão de se manifestar após intensa repercussão nas redes sociais, dizendo que “ainda não houve nenhuma alteração na programação de comeback” e que “fará o possível para apoiar os artistas”. Isso significa que, até então, o próximo lançamento do NewJeans segue marcado para 24 de maio. O grupo planeja divulgar as músicas “How Sweet” e “Bubble Gum” com suas versões instrumentais.